Câmara de Parnamirim realiza Audiência Pública para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2022

Por: Cida Ramos | Ascom/CMP

Na segunda-feira (5), a Casa Legislativa de Parnamirim realiza audiência pública sobre a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município para 2022. O evento terá início logo após a realização da sessão ordinária.

A audiência vai contar com a presença de representantes do Poder Executivo Municipal, da Secretaria de Planejamento e Finanças, além dos parlamentares.

A ação é uma iniciativa da Comissão Permanente de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara, seguindo o que determina a Constituição Federal acerca da participação do cidadão na discussão do Orçamento Público.

Conforme as orientações para evitar a disseminação do novo coronavírus Covid-19, o debate será realizado de forma híbrida, com alguns vereadores no Plenário e outros por videoconferência, de maneira remota.  Os parnamirinenses podem acompanhar através da transmissão ao vivo, pelos canais oficiais da Câmara de Parnamirim no YouTube e Facebook.

Na audiência, serão debatidas as metas, prioridades e investimentos que devem ser realizados no próximo ano pelo Poder Executivo. A LDO traz as ações, obras e programas de diversas áreas de atuação, como saúde, educação, saneamento básico e segurança, entre outros.

O Projeto de Lei 94/2021, com a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), chegou em abril na Casa Legislativa e, em seguida, foi enviada às Comissões Permanentes da Casa para análise. Após a audiência, a Comissão Permanente de Finanças determinará um prazo para o recebimento das emendas.

O que é a LDO?

A Lei de Diretrizes Orçamentárias é elaborada anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano. Ela orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual (PPA). Ou seja, é a Lei que estabelece a ligação entre esses dois documentos, o PPA e a LOA.

Pode-se dizer que a LDO serve como um ajuste anual das metas colocadas pelo PPA e compreende as metas e prioridades da administração pública, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual e traça o plano tático do que o município poderá fazer em benefício para os seus munícipes.

Fonte: Ascom/CMP

Jornal de Parnamirim

Notícia anterior

Prefeito de Parnamirim apresenta na Câmara de vereadores projeto de empréstimo de 100 milhões em obras

Próxima notícia

Secretário de Habitação se reúne em Brasília para tratar sobre Irmã Dulce I, II e III

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.