Câmara sedia DIA D do Outubro Rosa, realiza mamografias e presta atendimentos de saúde a mulheres do município

Nas paredes, balões. Nas mãos, flores. No busto, lacinhos e, no coração, muita…, muita emoção. Foi assim que amanheceu a Câmara Municipal de Parnamirim, nesta sexta-feira (22), com sua sede dominada pelo cor-de-rosa, cor oficial da campanha nacional do Outubro Rosa, de prevenção e combate ao câncer de mama, homenageada hoje com o “Dia D” promovido pela Casa Legislativa, em conjunto com a Prefeitura do município.

“A Câmara de Parnamirim está aberta à população!” afirmou a vereadora Fativan Alves, representando a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres durante a cerimônia de abertura do evento, que contou com a realização de 80 mamografias, carro de apoio com médicos mastologistas, psicólogos e enfermeiros, além de um mimo especial: um, espaço de beleza com esteticistas, tudo de maneira gratuita para as mulheres.

Além das vereadoras da Frente Parlamentar, Fativan Alves e Rhalessa Freire, registraram presença no evento o presidente da Câmara Municipal, o vereador Wolney França, a ex-vereadora e vice-prefeita da cidade, Kátia Pires, a secretária de Saúde do município, Terezinha Rego, além de outros parlamentares e autoridades.

A cerimônia também contou com o desfile de mulheres que já travaram e que ainda travam a batalha contra o câncer de mama, em um momento emocionante ao som do Sexteto Brasil. É o caso de Jussilay Noronha (43), que lamenta, neste domingo, 3 anos da perda de sua mãe para o câncer de mama, além de vivenciar ela própria essa batalha há aproximadamente 1 ano.

“Momento muito emocionante, graças a Deus agora visto a camisa de todas as mulheres em prol de uma causa que não é só minha, é de todas” declara.

Sentimento semelhante partilha Célia Santos (55), servidora da Câmara Municipal, conhecida por todos como “Celinha”, que já se tornou um ícone do Outubro Rosa, por sua história de superação do câncer de mama e por sua personalidade extravagante, positiva e inspiradora.

“Cada ano que passa eu sempre penso o que vou criar para chamar atenção na prevenção e esse ano eu pensei ‘eu vou mostrar’, porque quando a gente vê a cicatriz percebemos que é real, que existe” afirma ela com os cabelos rosas, uma saia de tutu e o seio cirurgiado exposto, apenas maquiado com flores, e confessa: “a minha intenção foi chocar para conscientizar e a cada ano eu pretendo fazer mais e mais para enfatizar a prevenção”.

O evento ocorreu até o meio-dia e contou com muita participação da população de Parnamirim, que foi convidada durante os PitStops informativos e demais divulgações realizadas ao longo dessa semana de campanha, pela Câmara Legislativa e Prefeitura Municipal.
Para Carla Oliveira (25), que veio ao Dia D em especial atrás do exame de mamografia o evento foi um sucesso. Aproveitando o espaço de beleza com esteticistas ela confessou com um sorriso: “vou pintar as unhas de uma cor clarinha, um rosa para simbolizar essa data tão especial”.

Fonte: Ascom | CMP

Jornal de Parnamirim

Notícia anterior

VEREADORES PARTICIPAM DE LANÇAMENTO DA FESTA DO BOI 2021

Próxima notícia

Projeto de Lei do vereador Wolney França propõe a inclusão da EcoFeira de Parnamirim no calendário oficial do município

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *