Dia Mundial do Rim: Cuidados com a Doença Renal

“O objetivo da campanha do Dia Mundial do Rim, é engajar pessoas já com a Doença Renal para promover a participação significativa no tratamento, além do foco no autocuidado, sobre vida e qualidade de vida.”

No dia 11 de março de 2021, é comemorado o Dia Mundial do Rim. Esse é um evento anual criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e a Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF). Reunindo milhões de pessoas em mais de 150 países, o objetivo é conscientizar sobre a saúde dos rins. Há 14 anos, inúmeros eventos são organizados para educar e alertar a população. Por isso, é importante ressaltar sobre a Prevenção da Doença Renal, afim de reduzir a frequência, o impacto e os problemas associados à doença.

Mais de 10% da população mundial apresenta algum tipo de disfunção renal. Os números mais recentes mostram que a previsão é um aumento de 17% para a próxima década. Enquanto isso a Doença Renal já é reconhecida como um problema global de saúde pública. Os principais grupos de riscos para o desenvolvimento da doença são: hipertensos, diabéticos, obesos e aqueles que tem histórico familiar de Doença Renal ou Cardiovascular.

Dia Mundial do Rim

• Vivendo bem com a doença renal

Ser diagnosticado com Doença Renal pode ser um grande desafio, tanto para o Paciente quanto para as pessoas do convívio. O diagnóstico e tratamento em estágios avançados da doença, têm impacto severo na vida do paciente. Muitas vezes também dos familiares, reduzindo a capacidade para as atividades cotidianas como: trabalho, viagens e socialização. Enquanto isso, causa também vários sintomas como por exemplo, fadiga, dor, depressão, prejuízo cognitivo, problemas gastrointestinais e de sono.

O objetivo do tema é promover a educação e a conscientização sobre a gestão eficaz de sintomas da Doença Renal e a capacitação do Paciente, para promover a participação significativa no processo do tratamento e na vida cotidiana. Isso exigirá que os pacientes entendam o seu papel, tenham o conhecimento necessário para serem capazes de se envolver na tomada de decisão compartilhada, bem como desenvolver as habilidades e o suporte para um autogerenciamento eficaz.

Saiba mais sobre o trabalho da Fundação Pró-Renal

Cuidados com a Doença Renal

Ao falar sobre os cuidados é importante estar atento em tratar e controlar os fatores de risco. Uma vez que são os mais comuns a diabetes, hipertensão, dislipidemia, obesidade, doença cardiovascular e tabagismo. Estando estes, em controle e tratamento de acordo com as normatizações e orientações do Ministério da Saúde. Além disso, deve-se orientar que o uso de qualquer tipo de medicação deve ser realizado apenas com a prescrição médica.

• Atividades da Pró-Renal no Dia Mundial do Rim 2021

A Pró-Renal preparou para este ano diversas atividades que serão desenvolvidas pela equipe de saúde. Com foco no engajamento do paciente, buscamos também envolver familiares e cuidadores, no autocuidado, qualidade e valorização da vida. As atividades serão realizadas na própria rotina de tratamento, com todos os cuidados necessários para a prevenção da COVID-19, conforme as orientações das autoridades de saúde. Para o público em geral a campanha terá como foco a divulgação das informações de prevenção da Doença Renal principalmente para os grupos de riscos nas Redes Sociais e Assessoria de Imprensa.

• Prevenção (Grupos de Risco)

Cuidar da saúde de todo o organismo ajuda a proteger também a saúde dos rins! Além disso, é muito importante que se conheça os fatores de risco da doença renal para evitá-los e tratá-los. Os principais fatores de risco são: a hipertensão arterial, o diabetes e doenças renais ou cardiovasculares. O uso de medicações nefrotóxicas e o fumo também podem comprometer a função renal.

Por isso, é importante praticar exercícios físicos, controlar o colesterol, a glicose, o peso e a pressão arterial, não usar medicamentos sem indicação médica, evitar o excesso de sal e carnes vermelhas, realizar exames preventivos como o de urina e creatina e consultar o médico com regularidade. Por isso, criamos uma lista de cuidados essenciais para reduzir os riscos de evolução à Doença Renal.

Quer saber mais sobre o Dia Mundial do Rim?

INFORMAÇÕES| ASSESSORIA IMPRENSA:
SETOR COMUNICAÇÃO: Fabiana Santos | 41. 3312 5410 | 41. 996510436 | 41. 98404 8142
SETOR PREVENÇÃO: José Eduardo| 41. 3312 5427|41. 999298711

PRÓ RENAL FUNDAÇÃO

Jornal de Parnamirim

Notícia anterior

Segmento de energia solar terá ampliação de linhas de crédito pelos grandes bancos

Próxima notícia

Prefeito visita obras de urbanização do litoral e caminhódromos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *