Estudantes da rede municipal se preparam para o Projeto TeleAula Parnamirim

Os estudantes parnamirinenses da rede municipal de ensino já poderão ter acesso a partir desta semana a um novo formato de aulas, o televisivo. O projeto “TeleAula Parnamirim”, o qual entrou em exibição nesta segunda-feira (17), no canal 3.3 da emissora Band RN, das 8h às 12h, sendo reprisado no turno da tarde, é direcionado aos alunos do 6° ao 9° ano e já tem gerado muita expectativa e ansiedade nos estudantes e familiares.

Para a aluna do 8° ano da Escola Municipal Augusto Severo, Júlia da Silva Varela, o novo formato irá facilitar os estudos. Ela explica a fase de adaptação às atividades remotas. “Eu acompanho as aulas online e realizo as atividades impressas. Foi uma mudança radical na minha vida pois tivemos que adaptar a sala de aula para a internet. Eu sinto muita falta dos professores e do acolhimento da escola, mas é pelo bem da nossa saúde e do próximo. O novo formato adaptado para a TV, com certeza irá facilitar muito para mim”, disse.

A mãe da aluna, Marilene Silva, explica a mudança na rotina da família. “Está dando para conciliar as nossas atividades de casa e trabalho com as atividades de Júlia, pois a maior parte do nosso trabalho está sendo realizado online. Trabalhamos em conjunto para ajudarmos uns aos outros. A rotina ainda é nova e interessante, pois para nós também tem sido um grande aprendizado”, falou.

A ideia surgiu a partir da preocupação da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) em achar um formato ideal e de alcance completo dos alunos da rede municipal. A partir de então, a Semec realizou uma pesquisa tecnológica com as famílias dos estudantes e foi constatado que grande parte não possui fácil acesso às ferramentas tecnológicas, logo, os estudantes não teriam amplo acesso às aulas remotas via internet. No entanto, a televisão foi o meio de comunicação mais viável para a realização das aulas. Após concluir a pesquisa, a pasta decidiu adotar o método televisivo para melhor alcançar os alunos e logo foi iniciado o processo de pesquisa de preço com as emissoras e, posteriormente, foi firmado o contrato com a emissora Band RN, a que melhor se enquadrou aos critérios.

O estudante do 9° ano, Paulo Fernandes, da Escola Municipal João Gomes da Costa Neto, fala suas impressões sobre a iniciativa “TeleAula Parnamirim” e a readequação aos estudos em casa, em meio à suspensão das aulas devido à pandemia da Covid-19. “É uma boa iniciativa, visto que existem alunos sem acesso à internet para ter, consequentemente, acesso ao ensino. A adaptação tem sido bem difícil, pois o laço que temos com nossos professores e amigos é bem forte. Me preparo para o IFRN e para a EAJ há mais ou menos 7 meses com estudos diários. Pretendo seguir carreira de letras e relações internacionais. Minha expectativa é que isso tudo se estabilize à medida que o tempo passe para que, assim, retornemos às nossas rotinas e hábitos”, afirmou.

Além das aulas regulares, nas sextas-feiras, os alunos do 9°ano terão uma atenção especial. Devido à preocupação das equipes pedagógicas com a preparação dos estudantes para o Ensino Médio e processos seletivos das instituições federais, serão transmitidas aulas preparatórias das disciplinas de português, redação e matemática para os alunos.

A produção das teleaulas está ocorrendo na Escola Municipal Ivanira Paisinho e, ao todo, 25 professores estão fazendo parte da equipe do projeto. As aulas estão sendo preparadas de acordo com um cronograma, sendo cada dia direcionado para um ano diferente e haverá ainda, o auxílio dos intérpretes em libras. Além das teleaulas, os alunos poderão ter acesso ao mesmo conteúdo na plataforma YouTube, no canal da Band RN.

O aluno Anderson Felipe, do 6° ano, da Escola Municipal João Gomes da Costa Neto, relata a experiência com o novo formato, pois na manhã de hoje foram exibidos os primeiros conteúdos direcionados aos estudantes do 6° ano. “Eu acompanhei as aulas hoje e gostei bastante, porque é um meio de aprender com segurança. A ideia pareceu estranha no início, pois a sala de aula é diferente, mas o formato de teleaulas é o ideal para o isolamento ser cumprido e preservar nossa saúde. Sinto falta de todos os colegas, das aulas, mas no momento, me sinto seguro em casa”, relatou.

Elissandra Rocha, mãe de Anderson, afirma que as teleaulas trarão mais facilidade de aprendizado aos alunos. “A aula em formato televisivo é uma forma de não deixar os alunos parados e estamos contando até mesmo com o formato de aulas remotas, que estão sendo trazidas para a nossa casa. Tem sido perfeito. A Prefeitura de Parnamirim, juntamente com a Band RN, inovou e eu achei ótimo para o aprendizado do meu filho, para o futuro dele e não será um ano perdido. Além disso, os professores estão sempre disponíveis para tirar dúvidas, mesmo não estando presentes fisicamente, pois eles disponibilizam seus contatos e de certa forma, estão participando. Fica o meu agradecimento à iniciativa, pois neste momento, nós, mães, estamos preocupadas com a saúde e segurança dos nossos filhos, de preservar a vida deles. Meu filho é tudo para mim, então foi um meio seguro de ajudar nossos filhos, nossas crianças do município”, disse.

Com o início das videoaulas em novo formato, a Semec também está realizando nas escolas municipais e centros infantis, a entrega dos kits escolares, direcionados aos alunos do ensino infantil, fundamental e EJA. Vale ressaltar ainda que as escolas da rede municipal continuarão com a entrega de atividades impressas para aqueles que não possuem acesso às aulas em formato televisivo.

 

Jornal de Parnamirim

Notícia anterior

CAMPANHA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ALERTA PARA VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS

Próxima notícia

Centro de Controle de Zoonoses recebe reforma para melhorar instalações

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *