FM CANDEEIRO POTIGUAR – Web Rádio para divulgar a música do RN

FM CANDEEIRO POTIGUAR – Web Rádio para divulgar a música do RN

Projeto apoiado pelo Edital de Economia Criativa do SEBRAE/RN, a Candeeiro Potiguar visa difundir a cultura musical do Rio Grande do Norte no ambiente digital para que o público, conectado, conheça e aprecie mais a música dos artistas do seu estado.

Programa O CANTO DA CIDADE

O Canto da Cidade é o programa da rádio web FM Candeeiro Potiguar que vai ao ar toda quinta-feira, às 20 horas, com uma hora de duração, pelo aplicativo disponível para download no Playstore, ou pela pelo sítio da emissora, https://www.fmcandeeiropotiguar.com.br/ .

O programa é composto por três blocos:

Na luz do candeeiro, que a cada semana traz entrevistas com artistas, produtores musicais e demais personalidade atuantes na cena cultural das cidades potiguares. Nas quatro edições já veiculadas do programa, participaram do quadro o engenheiro de som e produtor musical, Jota Marciano; os compositores, instrumentistas e cantores, Zeca Brasil e Carlos Zens; o poeta e músico, Wesckley Gama, além da cantora Nara Costa, também compositora. Alguns desses profissionais vieram de outros estados e se radicaram no Rio Grande do Norte, como Zeca Brasil e Nara Costa, nascidos no Maranhão e Paraná, mas cujo estilo e técnica são fortemente marcados pela cultura potiguar. Entre os talentosos norte-rio-grandenses, o resgate de vivências, o erudito, o popular, as cores e os versos locais, os modos de ser e de revelar a História do RN, inspiram e animam Carlos Zens, Weskeley Gama e as produções de Jota Marciano.

A agenda de eventos ao vivo locais, regionais e nacionais que vem sendo realizada durante período de isolamento social também ganha espaço no programa com o Cola na Live. A internet, desde o início da pandemia, passou a ocupar o espaço da música ao vivo nos bares, nas ruas, teatros e arenas. Cola na Live atualiza a agenda semanal e manteve nos últimos programas o foco em eventos transmitidos não apenas de Natal, mas da Região Metropolitana, Seridó e do Oeste Potiguar.

Por último, Drops poéticos faz a leitura de poemas escritos ou publicados no RN, intercalados com músicas da melhor qualidade. Uma maneira de articular as várias expressões culturais do estado e de concluir o programa-conceito com a letra, o verso, a palavra potiguar de Iracema Macedo, Geni MIlanez, Marize Castro, Thiago Medeiros – já apresentados ao ouvinte, entre muitos outros poetas listados para compor o quadro.

Beth Milanez, idealizadora do projeto FM Candeeiro Potiguar é a apresentadora de O Canto da Cidade, com programação musical de Augusto Gomes.

A Candeeiro Potiguar foi pensada para divulgar a música do Rio Grande do Norte. Nasceu da percepção de que há uma lacuna histórica de veículos que toquem prioritariamente as músicas dos potiguares, de uma maneira mais democrática e sistematizada e da necessidade de reparação disso.

O interesse de aproximar a produção cultural potiguar, sobretudo a musical, do consumidor, ouvinte ou daquele apreciador em potencial – move a equipe que pensa e faz a Candeeiro Potiguar.

Em sua grande maioria, as pessoas não ouvem música potiguar porque não têm acesso, seja pela ausência de meios mais focados na difusão da cultura potiguar, seja pela disputa de atenções na internet com seu milhões de sítios e milhares de plataformas.

Para tentar reparar isso, a proposta da rádio web FM Candeeiro Potiguar é, se o artista tem um trabalho autoral ou é detentor de direito de reprodução de fonograma, a emissora vai favorecer sua divulgação seja por meio do sítio da rádio online, seja pelo aplicativo para dispositivos móveis. Basta enviar o material para o e-mail da web rádio e aguardar sua veiculação – uma janela local aberta para o mundo, 24 horas no ar.

O empreendedor local também vai encontrar na web rádio FM Candeeiro Potiguar um espaço para promover e divulgar seus produtos e serviços, empresa ou negócio formalizado. Um veículo para quem precisa buscar novos clientes, mas que, por causa das dificuldades e incertezas agravadas pela pandemia, não está em condições de investir em comunicação e marketing.

Como o Projeto tem apoio do Edital de Economia Criativa do Sebrae-RN, Beth Milanez, a idealizadora do projeto, teve a ideia de incluir, além da grade musical, uma espécie de pasta comercial solidária, em que anunciantes locais que não estão em condições de divulgar sua marca e produtos tenham este espaço na web rádio de forma totalmente gratuita. Até o final do projeto, previsto para setembro de 2020, o espaço para anúncios estará disponível, sem custos. “Além de fomentar a cultura, desejamos ajudar a girar a economia divulgando os pequenos produtores e empreendedores do nosso estado”, afirma Beth, sócia da Talabada Ideias Sonoras, empresa proponente do Projeto.

Para ter acesso ao espaço de anúncios, de áudio ou banner digital que serão veiculados na web rádio, basta enviar um e-mail para fmcandeeiropotiguar@gmail.com contendo spot, jingle ou vinheta, de até 30 segundos, em formato MP3.

Para anúncios no site, existe um espaço slider, no topo, em formato JPG (1170×450 pixels) e em layer digital (270×270 pixels), na base do site.

Para ouvir a rádio web FM Candeeiro Potiguar acesse: www.fmcandeeiropotiguar.com.br e/ou baixe o aplicativo da rádio disponível na Play Store, inicialmente, apenas na plataforma Android.

Origem

A web rádio FM Candeeiro Potiguar faz parte do Projeto Candeeiro Potiguar, uma iniciativa da Talabada Ideias Sonoras para difundir a Cultura Norte-rio-grandense. O Projeto visa estimular, por meio da Arte e Cultura, os sentimentos de pertencimento e identidade dos potiguares, com ênfase na autoconfiança resultante de uma autoestima elevada. Credita à educação, arte e cultura o caminho para criar possibilidades sociais. Defende o fomento à cultura para que mais pessoas possam viver dela com dignidade, sem precisar sair do seu chão, das terras potiguares, por falta de oportunidades.

Com frases como “FM Candeeiro Potiguar, a 1ª Web feita para tocar você” e “FM Candeeiro Potiguar, a 1ª web ajudando também a tocar negócios do RN”, a marca define seu posicionamento no coração e na mente de seus seguidores, além de comunicar tanto ao artista quanto ao público a ideia de tocar, principalmente, a música produzida no Rio Grande do Norte e ajudar no fomento de pequenos negócios durante a pandemia do coronavírus. Na programação, o som que as pessoas escutam é preferencialmente de artistas que escolheram desenvolver o fazer artístico nesse estado já conhecido internacionalmente por suas belezas naturais, mas que também tem muita música bonita para mostrar. Então, de 06 a 21 de junho, houve uma chamada pública pela internet para que empreendedores, artistas e produtores musicais do RN enviassem o primeiro lote de músicas e comerciais a ser tocado na web rádio. Esse material musical, além de outros do acervo da idealizadora do projeto, bem como o jingle oficial da FM e as vinhetas de passagem, que também foram produzidas, compõem a grade de programação da rádio, cuja estréia oficial aconteceu com o lançamento do programa O Canto da Cidade, apresentado pela própria Beth Milanez, no dia 25 de junho de 2020.

Serviço:

PROGRAMA O CANTO DA CIDADE

Todas as quintas-feiras, às 20 horas (reprise nas terças-feiras, às 14 horas)

Acesso: www.fmcandeeiropotiguar.com.br ou aplicativo do Playstore

Assessoria de Comunicação | FM Candeeiro Potiguar

E-mail: fmcandeeiropotiguar@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/fmcandeeiropotiguar

Instagram: @fmcandeeiropotiguar

Twitter: @fmcandeeiropotiguar

Jornal de Parnamirim

Notícia anterior

Maria Zuleide completou 80 anos no dia 14 de julho.

Próxima notícia

PARADESPORTO, PARATLETAS, PARASEMPRE VIVI!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *