Governo empossa conselho do programa RN + Saudável

O Governo do Estado empossou o Conselho interinstitucional do programa RN + Saudável. São 36 membros natos de 18 órgãos estaduais, e mais 22 membros de órgãos, externos ao Executivo, que irão atuar na formulação de estratégias intersetoriais de promoção ao direito à cidadania e à qualidade de vida no Rio Grande do Norte.

Ao dar posse aos membros do Conselho, nesta terça-feira, 17, a governadora Fátima Bezerra disse que “este colegiado reúne representantes de toda a sociedade com a finalidade de promover a saúde e a qualidade de vida. E isto envolve todas as áreas de atuação da gestão pública. O nosso governo tem compromisso com a cidadania e com a qualidade vida. E para obtermos resultados concretos precisamos integrar as ações nos diversos setores como saúde, segurança, educação, agricultura, estradas, cultura, esportes”, enfatizou.

Fátima Bezerra também destacou que o RN + Saudável é “um conceito do planejamento e do trabalho integrados. Do diálogo e da interação entre as diversas áreas. Devemos trabalhar em equipe, somando ações que se completam”, reforçou, para concluir: “O RN + Saudável não é só da secretaria de Saúde e do Gabinete Civil. É um programa de todo o Governo. Conclamo todos a se aliar a este esforço e tenho certeza que contarei com todos.”

O secretário estadual de Saúde, Cipriano Vasconcelos registrou que o programa “coloca a saúde em todas as políticas públicas e viabiliza ações para promover a saúde e a vida”. Tereza Freire, coordenadora do RN + Sustentável, acrescentou que o programa visa conciliar o desenvolvimento com sustentabilidade, preservação do meio ambiente e justiça social. “As ações que vamos realizar promovem a educação inclusiva, promoção da saúde, resgate cultural, redução da violência e a difusão da cultura de paz, buscando o direito de todos aos bens necessários à qualidade de vida.”

Diretora de programas social do Sesc, Ilsa Galvão disse que o Sistema Social do Comércio se soma ao Governo do RN e ao programa RN + Saudável para criar uma rede de oportunidades, empregos e felicidade às pessoas.”

A solenidade de posse, realizada no auditório da Governadoria em Natal, contou também com a presença dos secretários de Estado de Gestão de Projetos e Relações Institucionais, Fernando Minero; da Infraestrutura, Gustavo Coelho; Segurança e Defesa Social, Francisco Araújo; da Sethas, Iris Araújo; da Comunicação, Guia Dantas; secretaria interina da Semjidh, Maria Luíza Tonelli; da adjunta da Educação, Márcia Gurgel; diretor do Idema, Leon Aguiar; do Idiarn, Mário Manso; do DER, Manoel Marques; representantes dos deputados estaduais Isolda Dantas e Francisco Medeiros; vereadora em Natal, Divaneide Basílio; representantes da UFRN e UERN, diretor técnico do Sebrae, João Hélio Cavalcanti; dirigentes de sindicatos e associações.

RN+SAUDÁVEL

O programa RN + Saudável foi lançado em setembro último e reúne 9 secretarias de Estado e 7 órgãos da administração indireta. A articulação do programa é feita pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da coordenadoria de Programas Estratégicos e Regionais.

O RN + Saudável une gestores, trabalhadores e a população em geral na busca por saúde, qualidade de vida, dignidade e segurança. Os projetos serão realizados em todas as regiões do Rio Grande do Norte, em parceria com prefeituras por meio de termos de cooperação técnica.

Entre as ações do programa estão a promoção da alimentação saudável e da segurança alimentar, com estímulo à produção e ao consumo de alimentos oriundos da agricultura familiar, reduzindo o uso de agrotóxicos. O RN + Saudável também vai incentivar o estilo de vida ativo por meio de práticas corporais e atividades físicas, estimular a inclusão de atividades de educação e a promoção de saúde por meio da educação popular.

As ações visam também reduzir a taxa de mortalidade por acidentes de trânsito e outras formas de violência, incentivar o saneamento básico, a sustentabilidade e a prevenção de acidentes do trabalho.

A base do programa tem quatro eixos fundamentais: Cultura de Paz; Estilos de Vida Saudáveis; Ambientes Saudáveis; Equidade e Inclusão, baseado nas diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O programa integra as Secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEEC), Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMJIDH). E os órgãos DETRAN, Fundação José Augusto, IGARN, IDIARN, EMATER, EMPARN e IDEMA, articulados pelo Gabinete Civil e Secretaria para Gestão de Projetos e Metas de Governo.

Jornal de Parnamirim

Notícia anterior

Fátima participa de lançamento do novo livro de Clotilde Tavares

Próxima notícia

DEPUTADOS APROVAM MAIS DE 70 PROJETOS EM SESSÃO COM AMPLO DEBATE

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *