IBGE prorroga prazo para inscrições no processo seletivo para trabalhar no Censo Demográfico 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prorrogou o prazo de inscrição no processo que vai selecionar os trabalhadores que terão a grande responsabilidade de realizar o Censo Demográfico 2022 em todo o Brasil.

Em Parnamirim, há vagas disponíveis para Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador. Os candidatos farão uma prova objetiva de múltipla escolha, com aplicação prevista para o dia 10/04. A previsão é que o resultado seja publicado em 20 de maio.

As oportunidades são muitas, mais de 260 vagas. Para recenseador, em Parnamirim, foram disponibilizadas 233; para Agente Censitário Supervisor (ACS), 26; e para Agente Censitário Municipal (ACM), 4 vagas. A remuneração será por produção, no caso dos recenseadores e chega aos R$ 2.100,00.

As inscrições foram prorrogadas até a próxima sexta-feira (21), e podem ser feitas através do site da Fundação Getúlio Vargas (FGV Conhecimento). Para as vagas de recenseador, é necessário ter ensino fundamental completo, já para as funções de ACS e ACM a exigência é que os candidatos tenham concluído o ensino médio.

O recenseamento é realizado a cada 10 anos pelo IBGE e é vital para nortear diversas ações estratégicas em todas as esferas de governo. Os dados coletados servem, por exemplo, de base para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é, para grande parte das cidades brasileiras, a principal receita. O Censo não foi realizado em 2020 devido à pandemia da Covid-19 nem em 2021 devido ao contingenciamento de recursos. O IBGE prevê que os trabalhos de campo do Censo Demográfico 2022 sejam iniciados no próximo mês de junho e que durem cerca de 3 meses, finalizando em agosto.

Jornal de Parnamirim

Notícia anterior

Semur realiza vistoria periódica em área de falésias

Próxima notícia

Prefeitura prorroga prazo para pagamento do IPTU com 20% de desconto até 31 de janeiro

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *