MAIO AMARELO: Iniciadas as ações de educação no trânsito em Parnamirim

O Maio Amarelo é o período que o poder público chama a atenção da sociedade para os números alarmantes de acidentes no trânsito e para que certos riscos sejam evitados. Na manhã desta sexta-feira (6), o local escolhido para a ação das equipes de educação no trânsito foi a Escola Estadual Santos Dumont, no bairro de Jardim Planalto.

Integrantes do Programa Vida no Trânsito, Operação Lei Seca, Detran-RN e das secretarias municipais de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem) e Saúde (Sesad) realizaram dinâmicas de conscientização em um dos auditórios da escola, junto aos alunos. Uma das abordagens simulou a situação de embriaguez ao volante: Os alunos encenaram a condução de motocicletas com óculos especiais que modificam a visão de quem os utiliza, semelhante ao que acontece quando alguém ingere bebidas alcoólicas e, em seguida, assume o controle de um veículo. Muitos saíram da via, não atentaram para as travessias de pedestres e concluíram, na prática, o quanto pode ser lesiva a mistura de álcool e direção.

Um dos objetivos da equipe responsável pela ação é transformar os alunos em agentes multiplicadores dos conhecimentos e reflexões. Lucas Oliveira é agente de trânsito com 21 anos de experiência em educação no trânsito. Com os alunos em sala de aula, ele expôs conceitos de segurança, adversidades que podem ocorrer nas ruas, sinais que os pedestres devem ter conhecimento para atravessar as vias, pedir parada e outras situações corriqueiras.

As reflexões em torno das ações do Maio Amarelo visam promover a segurança no trânsito e evitar que os acidentes ocorram. A importância desse último caso é vital, já que envolve o risco das pessoas saírem de casa e não voltarem mais. A Secretaria de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem) orienta que todos, pedestres e condutores, fiquem sempre alerta no deslocamento pela cidade e obedeçam as regras de trânsito.

 

Jornal de Parnamirim

Notícia anterior

Educação realiza encontro formativo sobre Programa Brasil na Escola

Próxima notícia

FUNPAC realiza reunião com representantes de festas juninas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *