Marcus Vinicius inicia novo mandato como Defensor Geral do Estado

Após eleição por seus pares e indicação da governadora Fátima Bezerra, o defensor público Marcos Vinícius Soares Alves foi empossado nesta sexta-feira, 10, para novo mandato como defensor geral do Estado para o biênio 2020/2021. Ele foi eleito pelos demais membros da Defensoria e empossado em ato do Conselho Superior da Defensoria Pública do RN, em solenidade no auditório da Escola de Governo em Natal.

Representando a governadora, o vice-governador Antenor Roberto disse que Fátima Bezerra sempre foi a favor da Defensoria como instrumento de atuação em defesa da sociedade. “Ainda temos em nosso Estado e em nosso país grandes diferenças sociais e a maior parcela da população não tem como contratar advogados para garantir acesso aos direitos constitucionais”, afirmou Antenor.

O vice-governador ressaltou a importância da Defensoria Pública do RN e sua função como órgão orientador e de mediação dos conflitos sociais. “Parabenizo todos que fazem a Defensoria e é desejo de todos nós que continue prestando serviços, cada vez mais, àqueles que mais precisam”, afirmou.

Marcos Vinicius definiu a Defensoria como “o braço social do Estado dentro do sistema de justiça, que leva proteção e garantias aos mais vulneráveis”. O defensor lembrou as principais realizações do órgão 2018/2019, quando exerceu o primeiro mandato como defensor geral.

Ele citou a contratação de dez novos defensores concursados, instalação de cinco novos núcleos de atendimentos nas comarcas de Currais Novos, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Santa Cruz e João Câmara, o que permite a atuação para atender população de mais 400 mil pessoas. Também destacou que em 2019 a Defensoria realizou mais de 200 mil atuações sem favor da população norte-rio-grandense, crescimento de 75% em relação ao ano de 2017.

Outra atuação destacada por Marcos Vinicius foi a mediação na área de saúde, o SUS Mediado. “Em 2019 alcançamos o índice de 63% de soluções administrativas céleres que deixaram de movimentar a máquina judiciária”, afirmou.

A solenidade de posse contou também com a participação do secretário de Estado da Educação, Getúlio Marques; do Controlador Geral do Estado, Pedro Lopes; do procurador geral adjunto do Estado, José Duarte Santana; do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Batista Rebouças; da presidente em exercício da Câmara Municipal de Natal, vereadora Nina Souza; da procuradora chefe da Justiça Federal, Cibele Benevides; e dos representantes da Defensoria Pública da União, OAB-RN, UFRN, TER, 7ª Brigada de Infantaria e 3º Distrito Naval.

DEFENSORIA PÚBLICA DO RN

A Defensoria Pública do RN é uma instituição permanente destinada à função social e dispõe de serviços jurídicos de orientação, assistência judicial e extrajudicial, integrais e gratuitas, a todos os cidadãos que não possuam recursos ou que comprovem sua vulnerabilidade financeira para a contratação de serviços advocatícios.

A Defensoria Pública é prevista pela Constituição Federal, tem atuação autônoma como forma de garantir que os Defensores Públicos possam representar a defesa dos direitos da população.

Há dois anos, a Defensoria Pública se articulou com a Corregedoria de Justiça para criar norma que dá direito aos transgêneros a usarem nome social sem autorização judicial. Basta ir ao Cartório e se autodeclarar.

Uma quantidade expressiva dos divórcios do RN é resolvida, gratuitamente, via Defensoria Pública. Ano passado, 78% dos pedidos de divórcio do Estado, ocorreram através desse órgão.

Um dos destaques na atuação da Defensoria Pública no RN é o programa SUS Mediado, que busca a resolução de conflitos na prestação do serviço público de saúde.

A atuação da Defensoria contribui para a redução de custos ao Estado, por exemplo, com a nomeação de advogados dativos determinados pela Justiça. Em Mossoró, o núcleo da Defensoria trabalha também fazendo o esclarecimento sobre direitos da mulher e combate à violência doméstica.

Jornal de Parnamirim

Notícia anterior

Torneio de Beach Tênis abre programação do fim de semana do Verão de Pirangi

Próxima notícia

Empossados os novos conselheiros tutelares de Parnamirim

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.