Número de eleitores de 16 e 17 anos inscritos para as eleições bate recorde, diz TSE

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) registrou o maior número de alistamentos eleitorais realizados na faixa etária de 16 e 17 anos, em relação às duas últimas eleições. Entre janeiro e março de 2022, o Brasil ganhou 1.144.481 novos eleitores, enquanto nos pleitos de 2018 e 2014, foram emitidos 877.082 e 854.838 novos títulos, respectivamente.

De acordo com as estatísticas oficias, até janeiro deste ano, o TSE registrava, no total, pouco mais de 730 mil títulos emitidos para jovens de 16 a 17 anos de idade. Para esta faixa etária, o voto é facultativo. Todo jovem que completar 16 anos ou mais até 2 de outubro de 2022 está apto a tirar o título de eleitor.

As novas inscrições acontecem em meio a uma campanha de mobilização promovida pela Justiça Eleitoral, já que nas eleições municipais de 2020 foi registrada uma queda drástica no número de eleitores nessa faixa etária. Na época, apenas 992 mil jovens tinham o documento no dia da votação.

Prazo de regularização

O cadastramento eleitoral permanece aberto até o dia 4 de maio, que é também a data-limite para que o eleitor solicite o título, transfira o domicílio eleitoral e regularize eventuais pendências com a Justiça Eleitoral.

Foto: reprodução/Agência Brasil

Com informações de R7

Jornal de Parnamirim

Notícia anterior

2° Edicão Empreenda Mulher Parnamirim

Próxima notícia

Dupla é presa no viaduto de Ponta Negra após assaltos em paradas de ônibus da Zona Sul de Natal

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *