O esperado Plano de Cargos dos agentes de trânsito é debatido em audiência pública na Câmara

Um momento histórico para os agentes de trânsito que há 17 anos lutam pela implantação do seu Plano de Cargos. Assim pode ser definida a Audiência Pública realizada nesta sexta-feira, 27, para debater o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos agentes de trânsito da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem).

O evento ocorreu no Plenário Dr. Mário Medeiros e teve como objetivo garantir a participação nas discussões e na construção do Plano de Cargos, assim como assegurar a ampla transparência acerca de seu conteúdo. O Projeto de Lei Complementar nº 011/2022, que institui o Plano, é de autoria do Poder Executivo e garante benefícios trabalhistas a esses profissionais.

A audiência, que foi uma proposição da Mesa Diretora da Casa, foi presidida pelo vereador Marquinhos da Climep e do vereador Thiago Fernandes, que é o presidente da Comissão Permanente de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira. Contou ainda com a presença do secretário da Sesdem, Marcondes Pinheiro, do Procurador Geral do Município, Fábio Pinheiro, e do coordenador do Departamento de Trânsito da Sesdem, Sílvio Gomes.

O secretário da Sesdem, Marcondes Pinheiro, afimou que a conclusão desse plano vai significar mais valorização e satisfação para os agentes de trânsito que são importantes para a população.

O coordenador do Departamento de Trânsito, Silvio Santos Gomes, também salientou a relevância dos agentes de trânsito para a sociedade. “A principal função da categoria é garantir a vida, fazendo um trânsito seguro e com fluidez, organizando as ações de pedestres e condutores, e educando a população”, diz.

Agentes de trânsito

O agente Lucas Oliveira, que atua na área há cerca de 16 anos, transparece sua satisfação em relação à aprovação do Plano de Cargos. “A iniciativa da prefeitura acalenta a categoria, visto que reivindicamos esse plano há 16 anos. Sabemos da dificuldade existente frente a cada mudança, e por isso, agradecemos às autoridades responsáveis”, declara.

Operando no trânsito há 7 anos, o agente Assenclevis Lima relata um pouco de sua experiência na área. “Estou sempre presente nas vias, orientando a população acerca das normas de trânsito. Para atuar nesta profissão, é preciso estar sempre apto para exercer funções, incluindo fiscalizar faixas de pedestre e locais propensos a colisões, e orientar a população acerca das normas de trânsito. Por isso, o Plano de Cargos é uma motivação, pois faz com que desempenhemos um trabalho cada vez melhor para a sociedade”, afirma.

Assinatura

No dia 20 de maio, o prefeito Rosano Taveira esteve na Casa Legislativa, onde assinou o projeto de lei que regulamenta esse Plano. Na ocasião, o chefe do Executivo Municipal afirmou que foi uma satisfação fazer parte desse momento que a categoria teve para ter melhores condições de trabalho. “A expectativa é que o serviço desempenhado pelos agentes de trânsito seja cada vez mais aprimorado, levando mais educação de trânsito para a população”, afirmou.

Fonte: Cida Ramos – DRT 00793/JP Jornalista Ascom – CMP

Jornal de Parnamirim

Notícia anterior

Encerramento do Maio Amarelo será neste sábado, 28, no largo da Cohabinal

Próxima notícia

#AgoraéLei: Escolas da rede pública vão realizar Turismo Educacional

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.