Os estandes de Parnamirim são destaque na 59 Festa do Boi

A Prefeitura de Parnamirim oferece na 59 Festa do Boi, no Parque Aristófanes Fernandes, diversos estandes com os mais variados serviços de saúde, educação, entretenimento e arte.

No estande da saúde são oferecidos os serviços de vacinação contra a Covid 19, testes rápidos de sífilis, HIV, e hepatites B e C. Para a diretora do SAE, Isabel Alves, “ter um diagnóstico precoce ainda é a melhor forma de se ter um tratamento, principalmente no caso do HIV que não tem cura. Os testes são feitos com um único furinho no dedo para os quatro testes e o resultado sai em 15 minutos e também estamos trabalhando com a promoção e prevenção, ofertando preservativos masculinos e femininos falando da importância do uso para não se contrair as DSTs”, disse.

Já no estande da Sesad além da exposição, há o Programa Vida no Trânsito que neste ano comemora 10 anos de existência, e de acordo com a responsável Técnica do Núcleo de Educação e Saúde, Amanda Cinthia, “esse é um programa intersetorial com várias iniciativas públicas e privadas para mudar o quadro nos números de acidentes de trânsito e que durante esse dez anos o programa tem conseguindo diminuir em 30% os números de acidentes”,  disse.

Ainda no estande da Sesad está sendo feito uma dinâmica com os visitantes com o uso de óculos simulador de embriaguez que diminui a visão periférica e também coordenação motora da tontura. Além disso, diminui o poder de tomada de decisão. Reações que o álcool promove no organismo quando o indivíduo está ao volante. A ideia é levar os visitantes à reflexão para saber se vale à pena  misturar álcool e direção.

A Secretaria de Turismo também montou um estande na entrada da festa com exposição da roupa do primeiro astronauta brasileiro, mostrando as rotas do turismo de Parnamirim, sendo um diferencial na Festa do Boi com um produto cultural de lazer, entretenimento e ao mesmo tempo mostrando o Centro Cultural Trampolim da Vitória, o museu da Barreira do Inferno e as belezas naturais do município.

De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento, Paulo Lopes, “o estande será visitado por mais de 150 mil pessoas durante o período da festa que faz uma diferença muito grande porque não estamos indo atrás desse público, o público que está vindo atrás desses valores que Parnamirim possui”, disse.

O diretor do Centro Cultural Trampolim da Vitória Paulo Junzo destacou que em 2019 na festa do Boi o CCTV era um sonho e hoje é uma realidade. Para ele, não está só contando a história de Parnamirim, mas também está mudando a sua história.

O artesanato de Parnamirim também é destaque na Festa do Boi com vários artesãos que mostram a beleza feita com suas próprias mãos dando um colorido especial à festa.

Outro desatque é o espaço destinado para a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesdem). Lá o visitante poderá encontrar orientações e informações, aém da exposição sobre Guarda Municipal, a Defesa Civil e o trânsito.

Jornal de Parnamirim

Notícia anterior

Prefeitura dá início ao processo licitatório de transporte público

Próxima notícia

Prefeitura inicia vistoria para regularização de mototaxistas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *