Parnamirim apresenta desempenho satisfatório em 2021 no programa VIGIÁGUA

Parnamirim foi um dos poucos municípios potiguares a apresentar desempenho satisfatório – no último quadrimestre de 2021 – no Vigiágua, o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano. O objetivo é garantir à população água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade. A estratégia é parte integrante das ações de prevenção de doenças transmitidas pela água, previstas na estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS).

As ações necessárias ao monitoramento são de responsabilidade das autoridades de saúde em todos os níveis de governo: federal, estadual e municipal. Em Parnamirim, a Secretaria de Saúde (Sesad) prioriza a realização de coletas em locais de grande circulação, como shoppings, escolas, Unidades Básicas de Saúde e supermercados. A coleta de água é realizada em três etapas: A primeira contempla a água fornecida pela concessionária de abastecimento, a Caern; a segunda, verifica a qualidade do líquido presente em cisternas; e a última, analisa as caixas d’água, contemplando todo o abastecimento do local. Além do monitoramento sistemático da qualidade da água, a análise do perfil epidemiológico da população, relacionada ao consumo de água, também é uma das vertentes do Vigiágua.

 

Relatório de Avaliação do Programa Vigiágua – 3° Quadrimestre / 2021

 

As equipes de Vigilância em Saúde de Parnamirim bateram a meta de número de coletas estabelecida pela Programação Anual em Saúde (PAS), demonstrando compromisso e zelo pela função pública da qual são responsáveis. Dos 167 municípios do estado, Parnamirim foi uma das 8 cidades a cumprir com o número de coletas pré-determinadas, mesmo durante a pandemia da Covid-19 e suas dificuldades.

De acordo com o relatório, para o 3° quadrimestre de 2021, foram programadas 132 análises, das quais 109 foram devidamente executadas (82,5%). Já a meta de coletas para todo o ano de 2021 era de 396, a qual foi superada pela equipe, que realizou 436 análises (110,1%).

*O Vigiágua considera o resultado como satisfatório quando 80% ou mais do que foi planejado é devidamente executado.

A partir das informações extraídas dos relatórios gerenciais, a Secretaria de Saúde de Parnamirim (Sesad) pode verificar os pontos que apresentam alteração nos parâmetros estabelecidos, como Cloro, Nitrato e Cor Aparente, para planejar a execução de estratégias que garantam a continuidade do fornecimento de água de qualidade à população.

Jornal de Parnamirim

Notícia anterior

Equipe do Processo Legislativo recebeu orientações para uso de novo sistema eletrônico

Próxima notícia

#PrestaçãoDeContas: Câmara de Parnamirim beneficiou funcionários com eventos de capacitação

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *