Parnamirim Field comemora 63 anos de emancipação

Originada no período da Segunda Guerra Mundial, Parnamirim Field, foi uma base área fundada em 1949, historicamente conhecida como o Trampolim da Vitória, pois era da Base Parnamirim Field que os aviões partiam para combater na Segunda Guerra.

E em 23 de dezembro de 1948, foi criado e anexado ao município de Natal, o distrito de Parnamirim, elevado à categoria de município apenas dez anos depois, em 17 de dezembro de 1958, desmembrando-se da capital.

A origem do nome Parnamirim vem da expressão “Paranã-mirim” da língua tupi, que significa “rio pequeno”, de paranã “rio volumoso; mar” + mir? “pequeno. (Pesquisa – parnamirimrn.openbrasil.org).

Parnamirim o Trampolim da Vitória, deu um salto nesses 63 anos no desenvolvimento econômico. Hoje possui o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) dentre os municípios potiguares, chegando a ser destaque em qualidade de vida para todos os que abraçaram essa cidade e que gostam de viver aqui.

Parnamirim se tornou a terceira cidade mais importante do estado do Rio Grande do Norte, em pleno crescimento imobiliário, desenvolvimento econômico a cidade mundialmente conhecida como o Trampolim da Vitória cresceu nos anos 70 e 80, sendo conhecida pelo pólo  industrial do estado, chegando a ter empresas importantes como Coca cola que fez a sua primeira fábrica fora dos Estados Unidos aqui  entre tantas como  Garavelo , Sacoplast , Sulfabril, Teka, entre tantas outras, mostrando que aqui tem um potencial para o desenvolvimento econômico para o estado.

Hoje Parnamirim possui entre as indústrias do nosso município um resultado positivo nos bens de serviços com grandes redes de supermercados, um comércio que cresce de acordo com seus bairros como as feiras livres,lojas,  sendo bem diversificado e atraindo empregos para a nossa população,  além das belezas naturais de nossas  praias e rios que  atraem turistas do mundo inteiro para conhecer a nossa culinária e se hospedar em nossos hotéis, mostrando o quanto somos um povo hospitaleiro.

Podemos hoje contar com uma administração que pensa no futuro dos parnamirinenses, transformando a cidade e preparando-a para o futuro.

A cultura é a identidade do seu povo e aqui tem um grande potencial se tornando um celeiro através da Fundação Parnamirim de Cultura com suas aulas de teatro, dança e música com mais de 800 alunos matriculados.

A saúde do nosso município é outro grande exemplo, no combate à pandemia da Covid- 19, com o hospital de campanha, ampliação do Hospital Marcio Marinho, investimentos em leitos de UTIs no hospital Maternidade Divino Amor, onde nossas crianças nascem com o que há de mais moderno na medicina e a ampliação de leitos na UPA para atender mais pacientes com a Covid e agora está chegando o CER Centro Especializado de Reabilitação e em breve o saneamento básico será uma realidade em Parnamirim.

A nossa cidade está ganhando mais duas praças esportivas que trazem qualidade de vida junto com o projeto  Se Cuida Parnamirim, que zela por nossa gente com todo carinho, a  educação  sempre está em destaque com o Rio de leitura, projeto premiado no estado e no Brasil.

A iluminação de Led é outra realidade clareando e trazendo segurança, a guarda municipal está crescendo com a chegada de novos guardas. Temos também  o Centro Integrado com câmeras por toda cidade e outra realidade no investimento em segurança pública que a prefeitura faz.
Tem muito que se comemorar nesses últimos anos na administração do prefeito Rosano Taveira que hoje faz o lançamento do Parnamirim Digital, entrega do calçadão da Praia de Cotovelo com o letreiro I Love Parnamirim, trazendo desenvolvimento para o nosso litoral e em breve entregará o calçadão da Praia de Pirangi.

É muito trabalho e Parnamirim e todos que fazem do Trampolim da Vitória nesses 63 anos uma cidade realmente vitoriosa estão de parabéns.

Jornal de Parnamirim

Notícia anterior

Gestão pública eficiente: Parnamirim entra para seleto grupo de municípios com iniciativa Parnamirim Digital

Próxima notícia

Alunos de Parnamirim participam de lançamento da nova edição de “O Pequeno Príncipe”

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *