Pavimentação da Avenida Brasil deve ser retomada nos próximos dias

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Obras Públicas e Saneamento (Semop), publicou no final da última semana, no Diário Oficial do Município, a Ordem de Reinício nº 001/2022/SEMOP, que autoriza a volta dos serviços de pavimentação e drenagem na Avenida Brasil, em Parque das Nações.

Entenda o caso:

Iniciada em fevereiro de 2020, a obra de pavimentação e drenagem superficial nas avenidas América e Brasil trouxe esperança aos moradores do Parque das Nações, uma região que há muitos anos convive com falta de estrutura viária e muita lama em dias de chuva. Quatro meses depois, a Semop finalizou a pavimentação da Avenida das Américas e, no mês de julho do mesmo ano, foram iniciados os serviços na Avenida Brasil.

No mesmo período, o Brasil estava passando por uma fase muito difícil e, com a intensificação dos números da pandemia de Covid-19 em todo o país, a Prefeitura de Parnamirim teve que contingenciar recursos de todas as pastas para privilegiar a saúde pública. Nesse sentido, a Secretaria de Obras foi uma das que mais direcionou verbas à Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), o que impactou o andamento de vários serviços por toda a cidade.

A pandemia trouxe consigo consequências cruéis para quase todos os setores da sociedade, provocando aumento de preços desenfreados, inclusive no setor da construção civil, que teve insumos dobrando ou até mesmo, triplicando o preço. Essa realidade prejudicou a continuidade da obra, já que a empresa executora concluiu que não conseguiria finalizar o serviço com os preços ora pactuados no processo licitatório.

Em 26/11/2020, a Prefeitura de Parnamirim determinou a paralisação por tempo indeterminado da obra no Parque das Nações, cogitando-se até mesmo a realização do distrato com a empresa executora para dar início a uma nova licitação. O período de pouco mais de um ano de paralisação foi suficiente para que os preços no setor voltassem ao normal e, com isso, poder público e empresa executora chegassem a um acordo para que a obra continuasse. A ordem de reinício n° 001/2022 foi publicada no Diário Oficial do Município do último sábado (19), autorizando a continuidade do serviço.

Atualmente, o processo aguarda um parecer da Procuradoria-Geral do Município e, dependendo da decisão, os trabalhadores devem retornar ao canteiro de obras já nos próximos dias.

Jornal de Parnamirim

Notícia anterior

Nota de Pesar

Próxima notícia

Câmara de Parnamirim lança projeto Gabinete Sustentável e firma compromisso com o meio ambiente

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *