Prefeitura e Sistema Nacional de Defesa Civil se reúnem para concluir Formulário de Informações de Desastres

A Prefeitura de Parnamirim, juntamente com o Gabinete Civil e Secretarias Municipais de Obras Públicas (Semop), Serviços Urbanos (Semsur), Segurança (Sesdem) e Assistência Social (Semas), reuniu-se nesta segunda-feira (11) com o Sistema Nacional, Estadual e Municipal de Defesa Civil, com o objetivo de concluir o Formulário de Informações de Desastres (FIDE), para reconhecimento das situações de anormalidades referentes aos desastres naturais, como sucedido em Parnamirim, após os impactos causados pelas fortes chuvas.

O FIDE enviado por Parnamirim ao Governo Federal, visa o reconhecimento de situação de emergência, visto que as últimas chuvas atingiram o município de forma inesperada, fenômeno incomum que não ocorria há mais de 20 anos, o qual causou diversos transtornos na cidade, gerando pontos de alagamentos e invadindo residências e, consequentemente, fazendo com que parte dos munícipes perdessem móveis, eletrodomésticos, roupas, documentos, entre outros bens, além do grande impacto emocional.

Em preocupação aos últimos acontecimentos, a Prefeitura de Parnamirim montou uma força-tarefa composta por diversas secretarias, as quais estão trabalhando de forma incessante para garantir que a população atingida seja acompanhada em todas as áreas, recupere sua dignidade e esteja segura, alimentada e abrigada, para que o mais breve possível, volte à sua rotina normal.

A previsão é que até amanhã, terça-feira, o Governo Federal passe a reconhecer a situação de emergência do município, para que recursos sejam pleiteados, dando prosseguimento às diversas ações. De acordo com Homero Grec, secretário do Gabinete Civil, os recursos serão de grande importância para o município neste momento e explica os próximos passos.

“A primeira ação que teremos é a de resposta de assistência humanitária, então já finalizamos para os próximos 60 dias todo o levantamento da necessidade de colchões, material de limpeza, de higiene, lençóis, toalhas, cestas básicas e tudo que está envolvido nesse momento de dificuldade das famílias de Parnamirim em função das chuvas. Todo esse levantamento foi feito em relação aos desabrigados, desalojados e pessoas afetadas, levando também em consideração nossas necessidades. Dessa forma aguardamos o reconhecimento desta primeira solicitação”, disse o secretário do Gabinete Civil, Homero Grec.

Daniel Martins, representante do Sistema Nacional de Defesa Civil, explica o objetivo da visita. “Estamos aqui hoje compondo o Sistema Nacional de Defesa Civil a nível nacional, estadual e municipal e devido às fortes chuvas no Rio Grande do Norte, e na cidade de Parnamirim, estamos aqui para ajudar o município na solicitação de recursos federais, para que a população afetada seja assistida, entre desabrigados, desalojados e pessoas que tiveram suas casas alagadas, trazendo também o restabelecimento e reconstrução caso seja necessário. Então, o objetivo da nossa visita aqui hoje é acelerar a resposta, para que o município possa receber os recursos federais para complementação da resposta a nível de assistência humanitária, restabelecimento e reconstrução, além de capacitar as equipes quanto ao preenchimento do relatório”, falou.

Jornal de Parnamirim

Notícia anterior

Na linha de frente profissionais se empenham para ajudar as vítimas das chuvas

Próxima notícia

Câmara de Parnamirim realiza Sessão Solene em alusão ao Dia Municipal do Pastor Evangélico

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.