Na noite de sexta-feira (10), o presidente da República, Jair Bolsonaro, participou da cerimônia de inauguração do pronto-socorro da Santa Casa da Misericórdia de Santos, no município de Santos, em São Paulo. O evento contou com a presença do prefeito da cidade, Paulo Alexandre Barbosa, e  de outras autoridades da região da Baixada Santista.

Em seu discurso, Bolsonaro destacou a importância da instituição na sua vida.  “Primeiro, eu queria dizer que devo minha vida a Deus e, depois, a uma Santa Casa, a Santa Casa de Juiz de Fora, que me deu uma segunda vida há dois anos. Muito obrigado aos médicos da Santa Casa e a todo o Brasil”.

O novo pronto-socorro oferecerá assistência completa 24 horas aos beneficiários dos convênios credenciados ao hospital e também a particulares. O local, antes ocupado pelo antigo pronto-socorro municipal, foi reformado com recursos da instituição e utilizou boa parte da mão de obra de seus funcionários. Durante a cerimônia, o chefe do Setor de Alvenaria da Santa Casa, Juvenildo Bezerra de Melo, recebeu placa em homenagem à dedicação dos funcionários nas obras.

Após o descerramento da placa, o presidente visitou as novas instalações acompanhado do provedor da Santa Casa e do prefeito de Santos.

Urgência e emergência

Antes da cerimônia, o presidente visitou as instalações da Unidade de Urgência e Emergência de Atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS). A Santa Casa da Misericórdia de Santos possui o maior complexo para atendimento ao SUS na região da Baixada.

O provedor da Santa Casa de Santos, Ariovaldo Feliciano, falou sobre os serviços oferecidos. “Temos um espaço totalmente equipado com produtos de primeira qualidade para ajudar no tratamento dos usuários do SUS. As instalações foram reformadas ano passado para melhor atender a região.”

O espaço, de dois mil metros quadrados, é totalmente dedicado ao SUS e conta com a estrutura de cinco leitos para os casos graves, oito leitos de urgência e emergência para os casos clínicos e mais quatro consultórios para traumatologia e ortopedia.

A Santa Casa da Misericórdia de Santos

Maior e mais completo complexo hospitalar da região da Baixada Santista, a Santa Casa da Misericórdia de Santos é referência em especialidades médicas, estrutura, atendimento e em gestão.

Mais antigo hospital do Brasil em funcionamento, foi fundada há 476 anos e possui atualmente cerca de cinco mil funcionários.