Saúde: Prefeitura e UFRN trazem Programa de Residência Médica para Parnamirim

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), apresentou na manhã desta terça-feira (15), no auditório do Centro Administrativo, o novo Programa de Residência Médica de Parnamirim.

O Programa, que já se encontra em execução, tem como objetivo qualificar a Atenção Primária em saúde do município, trazendo um atendimento eficaz e de qualidade para a população, bem como contribuir na formação dos profissionais de medicina.

Estiveram presentes o Prefeito Rosano Taveira e sua vice, Kátia Pires, a secretária de Saúde, Terezinha Rêgo, a adjunta Luciana Guimarães, o secretário da Sesdem, Marcondes Pinheiro, os vereadores Irani Guedes e Michael Borges, além de representantes da saúde de Parnamirim, do departamento de medicina da UFRN e os residentes.

O Prefeito Rosano Taveira explica a importância do Programa para o município. “Gostaria de agradecer a parceria, principalmente entre universidades e faculdades. Procuramos de imediato assinar o termo de cooperação técnica fazendo com que as instituições de ensino venham para o nosso município, trazendo projetos com o propósito de beneficiar a população. Estamos de portas abertas para dar todo apoio aos residentes e à UFRN, uma grande parceira nossa em diversas áreas”, disse.

A secretária de Saúde, Terezinha Rêgo, fala sobre os benefícios que o Programa está trazendo para Parnamirim e o seu funcionamento. “Esse um momento de muita glória para Parnamirim. Estamos recebendo 15 médicos, onde alguns já são médicos do município e outros estão na residência em saúde da família, voltada para a medicina comunitária, os quais passaram pelas etapas de seleção da UFRN e hoje estão preenchendo essas vagas. Os médicos estarão diivididos entre Santos Reis, Parque Industrial e Jardim Planalto. São Unidades que ir ao receber esses médicos neste primeiro momento e confiamos que é uma excelente qualificação na Atenção Primária”, falou.

O médico da Família e Comunidade, do Departamento de Atenção Primária de Parnamirim, Isaac Linhares, explica a atuação dos residentes. “A medicina de Família e Comunidade é a especialidade médica que deve estar na linha de frente das Uniidades de Saúde da família, porque é o médico generalista que tem capacidade de resolver a maioria dos problemas da população, sem necessariamente encaminhar para outras especialidades, além de ter uma visão mais humana e integral da medicina, de poder fazer procedimentos ambulatoriais, como pequenas cirurgias, abordagem da família, domiciliar, então é um médico mais adaptado ao ambiente das Uniidades. O município tem dado toda a infraestrutura, e é dessa forma que Parnamirim se torna referência em residência médica”, completou.

 

Jornal de Parnamirim

Notícia anterior

Parnamirim realiza 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef Edição 2021 – 2024

Próxima notícia

Prefeitura e Instituto Coca Cola Brasil disponibilizam vagas para jovens em busca de oportunidades de emprego

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *