Selim instala contêineres e conscientiza comerciantes no Litoral

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria de Limpeza Urbana (SELIM), iniciou na manhã desta sexta-feira (13), a instalação de lixeiras no litoral. O objetivo é disponibilizar os meios para que a população possa colaborar com o descarte correto do lixo, contribuindo com o fortalecimento da política de resíduos sólidos do município.

As lixeiras foram instaladas nas praias de Cotovelo e Pirangi do Norte, às quais foram contempladas com 15 contêineres de mil litros e 15 recipientes com formato decorativo de caju, em alusão ao Maior Cajueiro do Mundo, principal ponto turístico de Pirangi. Além disso, a equipe da Selim realizou uma série de ações de conscientização com os comerciantes, explicando sobre o descarte correto dos resíduos e a importância de preservar todos os espaços da cidade, em especial o litoral e seus pontos turísticos.

A Assessora Técnica da Selim, Rárika Bastos, explica os critérios usados pela secretaria para a instalação das lixeiras. “Em Cotovelo nós priorizamos a instalação das lixeiras de caju, numa perspectiva de fomentar a economia criativa no município, na sua feirinha de artesanato. Nós teremos três contêineres, que também ficarão próximos à feira e também no Barramares. A outra etapa acontece na praia de Pirangi, onde iremos dispor nas ruas São Sebastião e Márcio Marinho para poder facilitar a coleta e a retirada dos tambores que estão dispostos pela via, favorecendo a área do Cajueiro, que é uma zona de grande fluxo de movimento e a zona de praia, para a qual estamos disponibilizando 9 lixeiras de caju”, disse.

Ainda de acordo com a assessora, a iniciativa se estenderá por outros pontos da cidade. “Temos uma previsão de implementação na cidade de contêineres de mil litros para facilitar a coleta domiciliar e minimizar os pontos de lixo, para que a população tenha onde colocar seu resíduo e, aos poucos, iremos disponibilizar nos pontos turísticos de Parnamirim, as lixeiras de caju”, completou.

Para a comerciante Eline Santos, da Feirinha de Pium, que foi contemplada com duas lixeiras de caju e um contêiner, a iniciativa é de grande importância, pois o fluxo de turistas na feira é constante e a partir de agora existe um local apropriado para o descarte correto dos resíduos, tanto dos clientes quanto dos comerciantes. “Achei um trabalho incrível, muito legal e que realmente vale a pena, porque o nosso espaço está sendo valorizado e antes não tínhamos lixeiras apropriadas. Irá ajudar bastante, pois recebemos turistas e eles sempre procuram uma lixeira e agora, graças à Prefeitura, nós temos”, falou.

Valdeir Quirino, que possui um comércio nas proximidades do Espaço Ecomax, afirma que a instalação do contêiner vai facilitar o descarte consciente do lixo, pois no local, a população descartava diretamente em um terreno. “Sem a lixeira, o pessoal jogava em qualquer lugar e agora, com essa nova lixeira, as pessoas podem usar a consciência e colocar no local certo. Se depender de mim, pelo menos nessa região, tudo ficará limpo, pois se eu encontrar até mesmo uma garrafa no chão, descarto no lugar correto. Se todo mundo pensasse como eu penso, tivesse consciência, a cidade seria mais limpa. A praia, o litoral, é um lugar que não deve haver nenhum tipo de lixo, pois existe a vida marinha e existe o sustento das pessoas, devemos cuidar do que é nosso, é responsabilidade de todos”.

 

Coleta no Veraneio  

 

No período de Veraneio, que já iniciou e segue até o Carnaval, a SELIM vai intensificar a coleta de lixo no litoral. Diariamente serão disponibilizados dois caminhões coletores de resíduos comuns e domiciliares no horário da manhã.

O serviço de varrição também ocorrerá todos os dias na orla marítima e nas vias de maior movimento de pessoas. Rárika Bastos explicou que a população deverá descartar seu lixo até as 6h da manhã para garantir a eficiência da coleta. No período do Carnaval, serão quatro coletores no horário matutino, finalizando o serviço até as 12h.

Também haverá a coleta de podas e resíduos de construção civil. Um caminhão e uma caçamba atenderão prioritariamente as solicitações do Fala Cidadão e do atendimento telefônico para solicitação de serviços da SELIM. O Disk Coleta de Lixo e Entulhos funciona no número 0800 281 6401 e o WhatsApp da Selim é o 84 98701-2680.

 

Dicas de conservação das lixeiras  

 

As lixeiras são exclusivas para resíduos comuns, sendo proibido o descarte de podas, entulhos, descarte de carvão em brasa, animais mortos, eletroeletrônicos, entre outros. É proibida a locomoção das lixeiras, conduta passível de sanções. Fica expressamente proibido o uso das lixeiras para outros fins. As lixeiras de caju serão dispostas na orla para atender os banhistas e em pontos turísticos para atender a população.

Jornal de Parnamirim

Notícia anterior

CDL e Prefeitura lançam Show de Prêmios

Próxima notícia

Governo discute impacto da retração de investimentos da Petrobras

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *