VI edição do Simpósio do Parque das Dunas traz discussões sobre meio ambiente

Na manhã dessa quinta-feira (05), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema iniciará a VI edição do Simpósio do Parque das Dunas – SIMPARQUE. A abertura oficial do evento acontecerá no auditório do Parque, às 9h, com a presença dos diretores do Idema, especialistas da área ambiental, professores, pesquisadores e estudantes. O Simpósio segue até a sexta-feira, dia 06/12.

A programação do primeiro dia do evento contemplará diversas palestras com temas na área ambiental, como a Revisão do Plano Diretor da Cidade do Natal e Áreas Especiais; Implementação da Primeira Unidade de Conservação do Rio Grande do Norte; Desafios Enfrentados na Luta da Conservação da Natureza; Instituto Cidade Limpa, entre outros.

No dia 06, a programação será voltada para a realização de três minicursos, promovidos por técnicos do Idema: “Ecologia e Conservação de Aves na Mata Atlântica do Nordeste, ministrado pelo Prof. Msc. Marcelo Silva, “Insetos em Fragmentos de Mata Atlântica: Conheça e Preserve”, com o Msc. Miguel Rocha Neto, e o minicurso “Conservação: Técnicas de Restauração em Bioma de Caatinga”, com a Msc. Marina Moura. As atividades acontecerão em espaços diferentes na área do Parque, como o auditório Tocandira, área de visitação (Bosque dos Namorados) e Centro de Pesquisas.

De acordo com a gestora do Parque das Dunas, Mary Sorage, o Simpósio é um espaço importante de discussão sobre os cenários da Conservação do RN, ressaltando a responsabilidade individual e coletiva com o meio ambiente. “É um momento de cooperação mútua com a comunidade interna e externa, integração de saberes no planejamento e na gestão de ações nessa temática, além de ser uma ferramenta de estímulo ao desenvolvimento socioambiental potiguar”, afirma Mary.

Esta é a sexta edição do SIMPARQUE, e traz como tema “A Arte da Conservação”. O Simpósio acontece das 8h às 12h e das 14h às 17h.

A gestora do Parque das Dunas, Mary Sorage, destaca o trabalho nas Unidades de Conservação ressaltando a importância da preservação ambiental. “Atuar na área de conservação é prazeroso e desafiador. Talvez a maior dificuldade que enfrentamos seja a falta de sensibilidade das pessoas na compreensão da importância desses ambientes, por isso, o debate do tema é essencial para se ter um maior alcance aos diversos setores da população. Precisamos divulgar e incentivar pesquisas, e o simpósio é uma oportunidade de mostrarmos esses trabalhos, além de discutirmos os desafios que vivenciamos todos os dias na luta pela conservação da natureza”, afirma a gestora.

 

Programação

Quinta-feira – 05/12

8h – Recepção, credenciamento e entrega dos materiais.

09h – Abertura Oficial

Diretor Geral do Idema: Dr. Leonlene de S. Aguiar

Diretor Administrativo do Idema: Dr. Marcílio Lucena

Diretor Técnico do Idema: Dr. Werner Farkatt

09h30 – Palestra de abertura: Dra. Sabrina Carmo – Coordenadora do Jardim Botânico do Museu do Inhotim: “A Arte da Conservação: Museu do Inhotim”.

10h – Painel 01: Revisão do Plano Diretor de Natal

Mediadora: Dra. Iracy Wanderley – IDEMA

Palestrante 01- Dr. Thiago Mesquita – SEMURB: “O Papel da Prefeitura do Natal na Revisão do Plano Diretor da Cidade do Natal”.

Palestrante 02 – Sr. Francisco Iglesias – Presidente da ASPOAN: “A Participação do 3º Setor na Revisão do Plano Diretor de Natal”.

Palestrante 03 – Dra. Amíria Bezerra Brasil – UFRN: “Áreas Especiais no Plano Diretor de Natal”.

12h-Coffeebreak

14h – Painel 02: Mulheres na Conservação da Natureza

Mediadora: Msc. Mary Sorage – IDEMA

Palestrante 01: Dra. Hiramísis Paiva-IDEMA: “Desafios e Histórias: A Implementação da Primeira Unidade de Conservação do Estado do Rio Grande do Norte”.

Palestrante 02: Dra. Simone Almeida – Projeto Cetáceos da Costa Branca: “Desafios Enfrentados na Luta da Conservação da Natureza”.

Palestrante 03: Nayara Azevedo – Instituto Cidade Limpa: “Conheça o Projeto para tornar Natal a capital mais limpa do Brasil”.

Palestrante 04: Dra. Lígia Rocha – ONG OCEÂNICA: “Desafios do terceiro setor em prol da Conservação da Natureza”.

17hCoffeebreak

Sexta-Feira – 06/12

8h às 16h – Minicurso 01- Ecologia e Conservação de Aves na Mata Atlântica do Nordeste. Prof. Msc. Marcelo Silva – IDEMA. Local: Auditório Tocandira/Bosque dos Namorados.

8h às 16h – Minicurso 02 –Insetos em Fragmentos de Mata Atlântica: Conheça e Preserve. Msc. Miguel Rocha Neto – IDEMA. Local: Laboratório de Zoologia – Centro de Pesquisas.

8h às 16h – Minicurso 03 –Conservação: Técnicas de Restauração em Bioma de Caatinga. Msc. Marina Moura – IDEMA. Local: Laboratório de Botânica/Centro de Pesquisas.

Jornal de Parnamirim

Notícia anterior

EDTAM abre matriculas para 2020

Próxima notícia

Polícia Civil prende foragido da Justiça com arma de fogo em Parnamirim

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *